Sabe aquela sensação de que todo mundo está puxando a corda para diferentes lados diferentes e a coisa não anda? Pois é, esse era um dos grandes desafios do Grupo SBF – dono da Centauro e da operação da Nike no Brasil.
Com quase 10 mil colaboradores espalhados pelo país, quando eles chegaram até a Siteware, eles tinham uma grande necessidade de transformar o programa de remuneração variável e garantir que todas as áreas olhassem para os mesmos objetivos. Era quase uma maratona sem linha de chegada.
A virada aconteceu quando eles escolheram o STRATWs One para dentro da operação.
Alguns números impressionantes:
-
Mais de 2.800 painéis de metas desdobrados na ferramenta;
-
Crescimento de 10% no acompanhamento, por parte dos colaboradores, dos painéis após a implantação;
-
Resultados disponíveis até o 8º dia útil do mês, graças à automação do processo de carga;
-
Lojas conseguindo acessar dados e realizar reuniões já no início do mês.
Mas o que eles fizeram para alcançar esses resultados? Bem tudo começou quando eles definiram:
Transparência e engajamento: todos os colaboradores agora conseguem acompanhar os resultados mês a mês, entendendo exatamente de onde vem cada número. Isso trouxe pertencimento e reforçou a meritocracia na prática.
Alinhamento top-down: painéis claros garantiram que todas as áreas da companhia olhassem para os mesmos objetivos estratégicos, fazendo com que cada colaborador entendesse o seu papel na estratégia.
Cultura e comunicação: a adoção da ferramenta não foi só técnica, mas também cultural. Muita conversa, explicação de prazos e reforço da importância para decisões estratégicas fizeram o time abraçar a mudança.
Exemplo do topo: o próprio CEO e o C-level utilizam o STRATWs One nas reuniões de resultado. Isso reforçou a credibilidade do sistema e acelerou a adoção do software em toda a empresa.
No fim das contas, o STRATWs One ajudou a SBF a conectar estratégia, metas e pessoas em uma mesma jornada. E não é só sobre tecnologia, mas sobre cultura, transparência e clareza no que precisa ser entregue.
A história completa você confere no vídeo a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=Mq3wrS-NchM
E você, já viveu um processo parecido de transformar a gestão de metas na sua empresa? Como foi a experiência?